sexta-feira, 2 de maio de 2014

Tutorias Autorregulatórias

Nos dias 20 e 30 de abril de 2014, foi realizada uma formação sobre as Tutorias Auto-Regulatórias para os professores no âmbito da Formação Contributos. Nesta formação foram trabalhadas as ferramentas-base para trabalhar com os alunos em tutorias ou com alunos de 1.º ciclo com os quais se pretendam trabalhar competências extracurriculares.
 
Da avaliação feita pelo SPO às dificuldades escolares avaliadas no AEVST centram-se em problemáticas específicas. Uma delas prende-se com os problemas emocionais provenientes de situações sociais complexas que impedem os alunos de desenvolver o seu potencial escolar. Outra das problemáticas prende-se com a incompetência generalizada dos alunos para prepararam e estudarem adequadamente para uma aprendizagem mais consolidada. Por fim temos os problemas motivacionais, que resultam de diversos factores, como por exemplo, dificuldades de aprendizagem, não identificação com os objectivos escolares, entre outros.


Desta forma, consideramos que as Tutorias Auto-Regulatórias, pelas suas características e formas de actuação, vêm colmatar estas situações, dando um apoio de retaguarda (mas não sob a forma de explicações) em todas estas áreas lacunares. Inúmeros estudos vêm confirmar, ainda, a correlação positiva existente entre as tutorias e a melhoria dos resultados nas várias disciplinas.
 
Nesta formação tivemos como objetivos:
1.       Equipar os docentes com bases teóricas sólidas no domínio da auto–regulação da aprendizagem.
2.       Instalar a ferramenta "tutorias auto–regulatórias" na escola
3.       Formar os docentes na área do conhecimento das competências de estudo e das estratégias de auto–regulação da aprendizagem
4.       Ensinar os processos de auto–regulação da aprendizagem. Permitir que os alunos reflictam sobre os processos e as estratégias de aprendizagem que utilizam enquanto treinam a aplicação destas estratégias de aprendizagem na escola e na sua vida
5.       Trabalhar situações mais sociais e motivacionais
 




 


Aceder ao material da formação aqui:

Nenhum comentário: